As vendas online, durante a pandemia deixaram de ser uma opção para se tornarem uma das mais utilizadas atualmente.
Com isso, o varejo teve de se reinventar criando outros canais de atendimento, melhorando suas plataformas e sites para atender as demandas dos clientes.
Também as empresas necessitaram aumentar as opções de forma de pagamento, e grande investimento em redes sociais.
Houve também um grande crescimento de infoprodutos, nos quais muitos profissionais de diversas áreas têm utilizado para garantir a sua renda.
A transformação digital mudou a relação entre marca e cliente e muitas soluções têm ganhado espaço para suprir as novas necessidades de uma sociedade contemporânea em busca de qualidade de vida.
Além de um evidente avanço tecnológico em diversos setores, o mercado tem se reinventado para se adaptar a uma nova realidade: mais dinâmica, focada na comodidade do cliente, rapidez dos serviços e preocupada com a sustentabilidade e segurança de dados.
A seguir, vamos apresentar 3 Tendências que vão impactar as suas vendas em 2022, de muitas outras que você precisa estar atento.
1. Setor de vendas se preocupará mais ainda com a comodidade do cliente
O e-commerce ganhou força nos últimos anos e as redes sociais passaram a ser um canal de vendas importante.
Com o forte crescimento das mídias sociais, existem plataformas que ajudam pequenos negócios a vender online de forma descomplicada e integrada a todas as redes sociais e canais digitais, facilitando a rotina de vendedores e possibilitando que atendam da melhor maneira possível.
Outra tendência é o crescimento acelerado das vendas outbound, aquelas que priorizam um atendimento humanizado.
Ou seja, os profissionais têm a missão de entender as dores dos clientes e as necessidades que possuem, para assim, realizarem conexões assertivas.
Por causa da pandemia, muitas empresas se viram obrigadas a migrar suas lojas para o mundo online, e a necessidade de inovar com produtos e impactar positivamente a experiência do usuário foi inevitável.
Por meio do celular ainda, é possível vislumbrar em tamanho real o produto que gostaria de adquirir e até mesmo verificar se aquele sofá irá caber ou combinar com sua sala.
Grandes empresas desenvolveram tecnologias no desenvolvimento de soluções de realidade aumentada, isto é, gerando uma aproximação mais realista possível do produto para o cliente.
Hoje já podemos observar uma disputa das grandes plataformas de compra e venda, com competitividade significativa em relação ao tempo de entrega das encomendas e do valor do frete, afinal, é um dos processos mais importantes da jornada de compra.
2. Uso de ferramentas online para fazer planejamentos
Conforme falamos em outro artigo, o uso de ferramentas digitais para organizar suas vendas e tarefas do dia a dia também é uma tendência muito forte.
Mesmo porque, a agilidade está sendo quase obrigatória hoje em dia.
E para isto, demos vários exemplos de ferramentas digitais e gratuitas como o Google Agenda, por exemplo, no qual é essencial para colocar em prática todo seu planejamento com mais facilidade e rapidez.
Também encontramos uma opção para ajudar nesse processo, as pessoas podem utilizar aplicativos como a 7waves, desenvolvido para o apoio ao planejamento pessoal e conquista de objetivos.
3. A inovação aberta como estratégia de negócios
A inovação aberta é uma forma de promover inovação mais colaborativa e diversa.
Nela, há o envolvimento de várias partes externas à uma empresa, como clientes, fornecedores, institutos de pesquisa, órgãos públicos, startups e outras empresas.
Esse conceito representa uma verdadeira mudança no mindset de muitos empreendedores.
Afinal, grandes negócios muitas vezes preferem guardar suas ideias como um segredo.
Porém, a inovação aberta permite gerar valor à empresa por meio do compartilhamento de conhecimento.
De acordo com Raphael Augusto, sócio-diretor de Produtos e Inteligência de Mercados da Liga Ventures, a essência da inovação aberta é abrir as fronteiras da sua instituição para que ela possa trocar inovações com o ambiente externo.
“No entanto, a sua prática não pode ser considerada estratégica quando isolada e pontual. Para que se consiga abrir novos espaços via inovação aberta, a empresa precisa praticar o exercício de montar um bom portfólio de ações, diversificado e com espaço para aprendizado, erros e acertos”, afirma.
“Uma tendência que deve se acentuar nos próximos cinco anos é a fusão de iniciativas surgidas em diferentes setores da economia, ou seja, parceiros que buscam sinergia para gerar inovação para seus consumidores, em suas áreas de interesse”, declara Paulo Melo, gerente do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia
Conclusão
Como pudemos ver, as novas tendências estão diretamente ligadas ao avanço da tecnologia e de diferentes estratégias de conquista de clientes.
Essa conquista de clientes jamais deverá ser deixada em segundo plano, exigindo a cada empresário ou empreendedor que hajam treinamentos contínuos para que toda a equipe de vendas esteja alinhada ao mercado atual, que está em constante mudança.
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