Prospectar clientes no LinkedIn é uma forma barata e muito interessante para se obter leads qualificados.
Quem trabalha com vendas e principalmente com vendas no segmento B2B sabe o quanto é difícil construir listas e consolidar uma posição no mercado.
Ter formas diferentes de captar novos leads é sempre importante para se manter conectado às tendências de consumo e ampliar seu network.
Porque é relevante usar o LinkedIn para sua empresa e também para prospectar negócios?
Como acabei de citar, ter diferentes canais de prospecção é importante para qualquer negócio, ainda mais considerando a sazonalidade de mídia.
Além de ser uma rede social com milhares de usuários, é possível saber qual a empresa e atividade exercida por cada usuário, visto que o ponto principal da rede social é o compartilhamento do currículo e da jornada profissional.
Dentro do LinkedIn você pode cadastrar e atualizar seu currículo, conhecer pessoas de diferentes níveis profissionais e até mesmo anunciar e encontrar vagas.
É possível seguir páginas de empresas, produtores de conteúdo e acompanhar diversos conteúdos compartilhados no seu feed. Você também pode compartilhar fotos, vídeos, textos, PDFs e atualizações profissionais.
Essa é uma plataforma que foi comprada pela Microsoft e possui uma enorme relevância global e que abre as portas para uma prospecção qualificada e recorrente.
Como começar a prospectar clientes no LinkedIn?
Dar o primeiro passo pode muitas vezes parecer algo difícil, ainda mais quando não estamos habituados a prospectar nessa rede social.
O que a maioria das pessoas fazem é se conectar a inúmeras pessoas e criar uma mensagem que é copiada e colada inúmeras vezes dentro do inbox de diversas pessoas e que quase nunca tem uma resposta.
Mesmo sendo uma rede social em que as pessoas esperam o contato profissional, as pessoas não esperam receber SPAM’s e assim como em outras redes sociais a tendência é que elas não respondam.
Vou então deixar algumas dicas para que você possa começar a ter resultados nessa rede social:
1 Publicando conteúdos relevantes
Não fique compartilhando “conteúdo picareta” para caçar likes. As pessoas querem conteúdos que são interessantes para elas e não que são relevantes para você.
O ideal no LinkedIn é que você atualize sua rede social pelo menos uma vez por semana. Caso você consiga compartilhar mais conteúdos é bacana, porém aqui a qualidade tem muito mais vantagem sobre a quantidade.
O LinkedIn é uma das poucas redes sociais que ainda mantêm um bom alcance orgânico e conteúdos de valor fazem toda diferença nessa rede social.
Quando o conteúdo é bem feito você pode reutilizar e obter resultados recorrentes repostando o conteúdo criado anteriormente.
2 Utilizando o Sales Navigator
Quando o assunto é vendas e network o sales navigator pode ser uma ferramenta fortíssima para prospectar clientes no LinkedIn.
O Sales Navigator é uma ferramenta disponibilizada pelo LinkedIn perfeita para empresas que estão buscando o ICP (Ideal Customer Profile ou Perfil do Cliente Ideal), em outras palavras gerar leads.
O Sales Navigator é uma maneira inteligente de buscar negócios, dando informações sobre usuários da rede que se encaixam com o perfil da sua persona.
Isso porque a ferramenta se baseia no algoritmo do LinkedIn, que utiliza dados postados pelas próprias empresas e pelos usuários na plataforma.
3 Crie uma Newsletter semanal
Ter uma Newsletter é uma forma de fortalecer seu posicionamento em longo prazo, o que facilita sua prospecção e também a geração de leads.
Se você quer começar uma newsletter você pode começar pelo fórum de ajuda do LinkedIn.
Você pode ter resultados imediatos com sua publicações, porém também pode facilitar a identificação da sua persona e captar leads quentes, que acompanham seu conteúdo e que podem estar engajadas através da sua Newsletter.
Dica Bônus: Fortaleça seu posicionamento através do networking e da conexão com pessoas relevantes para você
Se conectar as pessoas certas pode fazer com que você alcance seus objetivos com mais facilidade.
Dentro desta plataforma você pode encontrar não só clientes, mas também parceiros, mentores e etc. Com isso você pode se aprimorar e criar um posicionamento alinhado com as suas metas pessoais e profissionais.
Vamos começar a prospectar clientes no LinkedIn?
Então é hora de tirar essas dicas do papel e buscar resultados reais para o seu negócio!
Não fique apenas preocupado em vender, queira gerar valor real e agregar para as pessoas a sua volta.
Fazendo isso o retorno em vendas é uma consequência de um bom trabalho, feito com constância e focando nos melhores resultados para seus objetivos.
Se você quer criar um perfil profissional e melhorar seu posicionamento nesta plataforma, então você pode contar com a Blu Marketing Digital.
Você pode solicitar um contato sem compromisso e solicitar uma avaliação do seu perfil e dos conteúdos que você está produzindo, ou começar do zero com a gente.