Storyboard: Aprenda como usar em estratégias de marketing - parceiro blu marketing digital

Storyboard: Aprenda como usar em estratégias de marketing

Compartilhe esse conteúdo e nos ajude a impactar positivamente mais pessoas

Você já ouviu falar em storyboard ou em estratégia de marketing? Esse nada mais é do que uma ferramenta utilizada para realizar roteiros em vídeos que serão direcionados, de alguma forma, a uma técnica para sua companhia alcançar determinadas metas e objetivos. 

Esse caminho é muito utilizado por inúmeras companhias, uma vez que elas compreendem que produzir um vídeo, seja para redes sociais ou outras plataformas, pode ter um alcance muito mais satisfatório do que a criação de blogposts, além de ser uma estratégia barata.

Além disso, o storyboard e suas técnicas mostram que há diversos meios de se fazer marketing no mercado, além de várias ferramentas, como o sistema crm, para chegar ao seu público-alvo, bastando colocar essas estratégias em ação da melhor forma possível.

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre storyboard, bem como colocar essa estratégia em prática, principais benefícios que sua companhia pode ganhar ao usá-las e entender em quais casos essa estratégia melhor se encaixa.

O que é storyboard?

A melhor forma de colocar uma estratégia em prática de forma precisa é entender sua definição. Portanto, para entender o que é de fato storyboard é preciso primeiro compreender que essa estratégia, diferente do crm de vendas, tem a ver com a produção de vídeos.

Isso porque, utilizar conteúdos audiovisuais é um processo que fica muito mais barato e gasta muito menos tempo se você fizer uma pré-produção.

Entretanto, ter uma boa organização significa produzir um bom roteiro, que pode ser simples, desde que seja bem organizado em relação às etapas de filmagem e edição.

Em suma, o storyboard é uma ferramenta utilizada na preparação dos vídeos, ou pré-produção, que consiste basicamente em realizar uma quadrinização da sequência que você pretende filmar, como um formato em que você deve colocar o roteiro do vídeo.

Para deixar ainda mais simples, é possível dizer que o storyboard nada mais é do que 

espécies de desenhos sequenciais, que mostraram a produção do vídeo como o mesmo deve funcionar e dar aos criadores uma ideia visual daquilo que vai ser o resultado final do vídeo.

Dessa forma, uma linguagem comum que se assemelha ao storyboard é a usada na realização de quadrinhos, que nada mais são do que histórias ilustradas.

Quais são os tipos de storyboard?

Uma vez que foi possível entender o conceito dessa ferramenta, é necessário saber que assim como o sistema de crm, não existe apenas um único tipo de storyboard. Assim, leia adiante os principais tipos dessa ferramenta e suas características.

  1. Tradicional

Os storyboards tradicionais nada mais são do que uma série de esboços feitos de forma simples, como lápis ou caneta, que vão auxiliar o produtor a visualizar sua ideia inicial, antes do início de qualquer filmagem ou animação.

Esse tipo mais tradicional da ferramenta é encontrado na rotina da indústria de TV e cinema, uma vez que por ser simples, assim como uma estratégia de app funil de vendas, ela permite alterações pelo meio do caminho.

  1. Miniatura

O storyboard miniatura é usado por equipes menores ou quem já possui certezas e conhecimentos sobre como retratar visualmente a sua ideia. Sua principal característica é ser fácil e rápido de criar.

  1. Digital

Por último, mas não menos importante, assim como várias ferramentas, como, por exemplo, o pipeline de vendas, o storyboard também tem sua versão digital, que é muito utilizado em vídeos animados, uma vez que nele é possível utilizar gráficos exatos que serão mostrados no vídeo final.

Dessa forma, é possível realizar storyboards digitais através de ferramentas como:

  • Photoshop;
  • Toom Boom Storyboard Pro;
  • Plot;
  • Boords.

Selecione a ferramenta que melhor contemplar suas habilidades, assim facilitando o trabalho de construir o storyboard.

Como aplicar storyboard como usar em estratégias de Marketing

Saber usar um storyboard é importante uma vez que, cada vez mais, consumidores têm optado por consumir vídeos do que buscar por matérias e textos.

Investir na produção de vídeos como forma de conteúdo para estratégias de marketing de conteúdo, por exemplo, pode ser uma ótima pedida e um diferencial para sua companhia.

Dessa forma, é possível produzir diversos vídeos no marketing, com a ajuda do storyboard

para dividir o conteúdo e transmitir de maneira clara os conceitos.

Além disso, essa técnica pode auxiliar na quebra da monotonia dos vídeos longos, fazendo-os sempre atraentes e aumentando a taxa de retenção do público em todo tipo de conteúdo.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

Compartilhe esse conteúdo e nos ajude a impactar positivamente mais pessoas
×