Qual a importância do posicionamento de marca para pequenos negócios? - Blu Marketing Digital

Qual a importância do posicionamento de marca para pequenos negócios?

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Se tornou extremamente importante investir em posicionamento de marca em um mercado cada vez mais competitivo, pequenos negócios enfrentam desafios diários para conquistar espaço e atrair clientes. 

Muitas empresas investem em produtos de qualidade e um bom atendimento, mas esquecem de um fator crucial: o posicionamento de marca. 

Ter um posicionamento bem definido não é apenas para grandes corporações; é uma necessidade para qualquer empresa que deseja se destacar, construir autoridade e fidelizar clientes.

Neste artigo, vamos explorar o que é o posicionamento de marca, sua importância para pequenos negócios e como implementá-lo de forma eficiente.

O que é posicionamento de marca?

O posicionamento de marca é a forma como seu negócio é percebido pelo público. Esse é um passo fundamental na construção do seu negócio, pois a percepção e reconhecimento são os primeiros passos para o sucesso.

Ele envolve a maneira como sua empresa se comunica, os valores que transmite e a experiência que oferece aos clientes. 

Em outras palavras, é aquilo que diferencia sua empresa das demais e cria uma identidade única na mente dos consumidores.

Um bom posicionamento de marca responde a perguntas como:

  • O que torna o seu negócio único?
  • Qual problema seu produto ou serviço resolve?
  • Quem é o seu público-alvo?
  • Como sua marca quer ser percebida pelo mercado?

Por que o posicionamento de marca é essencial para pequenos negócios?

1. Diferenciação da concorrência

Pequenos negócios precisam competir com grandes marcas e outros concorrentes locais. Ter um posicionamento bem definido permite que sua empresa se destaque e mostre ao público o que a torna especial. Se sua marca não se posiciona, ela pode ser vista como mais do mesmo.

Quando um negócio não apresenta uma diferenciação clara e atrativa é muito mais frequente a escolha do consumidor com base no preço ou comodidade, isso por sua vez reduz a percepção de valor e também o seu faturamento e lucratividade.

Com uma menor percepção do posicionamento de marca as margens tendem a ser menores e se a elasticidade de mercado for alta é muito fácil sua empresa ser substituída ou diluída no mercado.

2. Aumento da credibilidade e confiança

Marcas que possuem um posicionamento claro transmitem mais profissionalismo e segurança para os consumidores. 

Quando as pessoas sabem o que esperar de sua empresa, é mais fácil conquistar sua confiança e torná-las clientes fiéis.

Quando o propósito de um negócio e seus aspectos chave são comunicados com clareza, seu posicionamento se torna um ativo estratégico, gerando conexão e aumentando a fidelização de clientes. Com um Life Time Value(LTV) maior seu custo de aquisição é reduzido e a sua lucratividade é potencializada.

3. Atração do público certo

Ao definir um posicionamento estratégico, sua comunicação se torna mais eficaz, atingindo as pessoas certas e evitando desperdício de recursos com um público que não tem interesse no que você oferece.

Todo trabalho de posicionamento de marca visa gerar conexão emocional com as pessoas certas. Você pode usar ferramentas para facilitar essa definição como a utilização de arquétipos, público-alvo, persona, mapa de empatia e canvas de proposta de valor.

Outras definições como o TAM, SAM e SOM também vão ajudar nessa qualificação. Assim é possível entender o mercado macro, micro e com breve potencial de alcance.

4. Maior valor percebido

Uma marca bem posicionada agrega valor ao seu produto ou serviço, permitindo até que você cobre preços mais altos. 

Clientes estão dispostos a pagar mais por marcas que se destacam pela qualidade, experiência e propósito. Para isso é importante saber converter conhecimento técnico, habilidades, características de produtos e serviços, em uma comunicação assertiva, clara e que gere conexão emocional.

O valor percebido pode evidenciar em diversas pontas da sua operação. Desde o registro de marca até a definição do valor de mercado da sua empresa.

5. Facilidade na criação de estratégias de marketing

Quando sua marca tem um posicionamento bem definido, fica mais fácil criar campanhas de marketing alinhadas aos valores da empresa.

Sua comunicação se torna mais coesa e eficaz, aumentando as chances de sucesso.

Com um manual e referências bem estabelecidas seus time de marketing (interno ou externo) pode tomar decisões com mais rapidez e praticidade.

A tendência é que as peças passem a ser melhor estruturadas em design, discurso, propósito e proposta de diferenciação. Isso fará com que você pare de perder tempo com decisões operacionais, podendo se concentrar em conceitos gerais e estratégicos para que seu time possa operacionalizar.

Como construir um posicionamento de marca forte?

1. Defina sua proposta de valor

Qual é o diferencial do seu negócio? Descubra o que faz sua empresa única e transforme isso em um valor que será transmitido ao seu público.

2. Conheça seu público-alvo

Entender quem são seus clientes ideais ajuda a criar uma comunicação mais assertiva. Analise seus hábitos, necessidades e preferências para alinhar sua marca às expectativas deles.

3. Crie uma identidade visual e verbal coerente

A identidade da marca vai além do logotipo. As cores, fontes, tom de voz e estilo de comunicação precisam estar alinhados ao posicionamento que você deseja transmitir.

4. Construa autoridade no mercado

Produzir conteúdos relevantes, estar presente nas redes sociais e compartilhar cases de sucesso são formas de consolidar sua marca e conquistar reconhecimento no mercado.

5. Seja consistente em todos os canais

Seja no site, nas redes sociais, no atendimento ou nos materiais impressos, sua marca precisa transmitir a mesma mensagem e experiência em todos os pontos de contato com o cliente.

Crie um posicionamento de marca forte com a Blu Marketing Digital!

O posicionamento de marca é um dos pilares fundamentais para o sucesso de pequenos negócios.

Ele influencia a percepção do público, gera valor e fortalece a relação com os clientes. Investir na construção de uma marca forte e bem posicionada pode ser o diferencial que leva sua empresa ao próximo nível.

Se você quer melhorar o posicionamento da sua marca e atrair mais clientes, a Blu Marketing Digital pode te ajudar!

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