Estratégia para desenvolver seu Mix de Marketing organizacional.
Pensar em marketing é pensar em estratégias para que sua empresa possa se desenvolver como uma marca bem estruturada. O Mix de Marketing, como é conhecido os 4 p’s, surgiram em 1949 por Neil Borden.
É uma criação pensada na formulação estratégica de uma empresa, estruturada para desenvolver um programa completo de processos, melhorando o marketing em vários níveis.
Produto – Defina bem tudo que compõe seu produto
Um item imprescindível no Mix de Marketing é saber de antemão seu produto. Um produto pode ser tanto algo físico, digital ou até mesmo um serviço ou processo.
Geralmente um aspecto do produto é sua venda, sua onerosidade, mas pode ser algo ofertado também, de forma gratuita.
O que importa mesmo é você ter em sua organização, de forma clara, quais são os serviços que você oferece ao seu cliente e como eles se estruturam.
Praça – A pergunta deveria ser onde
É o local onde o marketing será desenvolvido, pode ser separado em dois viés, o local que em que é executado, ou seja, os canais de mídia, e onde será direcionado, por exemplo, uma região específica que será impactada pela comunicação, espaço em que seu público se encontra.
Preço – Quanto vale o que você vende
Quanto vale seu produto, como você determina valor e preço.
Lembrando que valor é diferente de preço. Se você está em um deserto, perdido, e com sede, um produto extremamente valioso é a água, mesmo que em casa você a tenha de forma abundante.
Então, pense qual o valor e chegue ao seu preço, o que sua empresa entrega que a faz valiosa? E quanto você cobra por isso?
Promoção – Como você mostra sua empresa para as outras pessoas
É sua chamada atrativa em torno da organização, produto e outros aspectos importantes de marca.
Como o Mix de Marketing é integrado, sabendo qual seu produto, praça de atuação e preço que cobra por seu uso, é necessário pensar em estratégias de divulgação para que o público tenha interesse.
É possível criar necessidade ao seu cliente? Sem sombra de dúvida, quantos produtos hoje são indispensáveis à vida? Como por exemplo, a internet, que antigamente os seres humanos viviam sem, conseguiam conviver e não era uma necessidade, mas hoje quantas pessoas conseguem viver sem a internet? Então, pegue seu produto e pense em estratégias para que seu público consiga obtê-lo da melhor forma possível.
É realmente importante o Mix de Marketing?
O Mix de Marketing é muito importante para a sua organização, e contribui de forma positiva para o seu planejamento. É um conceito indispensável, que foi criado há anos e mesmo assim se mostra bem atual.
Deseja saber mais a respeito de marketing? Acompanhe nossos artigos e entre em contato.