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3 dicas para começar a usar mensagens automáticas no seu atendimento

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As mensagens automáticas economizam tempo, esforço e recursos das empresas.

Aumenta a produtividade, a receita e o envolvimento do cliente. 

E as empresas locais em todo o mundo estão usando isso de várias maneiras para otimizar a jornada do cliente.

Separamos para você 3 dicas para começar a usar mensagens automáticas no seu atendimento, que são essenciais para realizar um atendimento mais assertivo:

Crie mensagens funcionais

As mensagens funcionais significam que deve-se utilizar uma lista de opções objetiva, sem muita demora no direcionamento do atendimento específico do cliente.

Ou seja, obter mensagens automáticas na sua empresa não garante a satisfação do cliente se ele estiver sendo direcionado a responder inúmeras perguntas e voltando ao menu principal, por exemplo, sem conseguir ser atendido de fato nas suas necessidades.

Isto fará com que o cliente desista da compra e procure outra empresa com um atendimento mais efetivo, facilitado, e portanto funcional.

Muitos clientes têm pressa.

Por isso, quando eles mandam uma mensagem e não recebem nenhuma resposta em cinco minutos, muitas vezes já acabam comprando de outro concorrente.

Fazendo isso, o atendimento ficará mais segmentado, e muito mais rápida a resolução, se utilizar as mensagens automáticas no intuito de atender melhor o cliente.

Isso facilita a organização da empresa quando se trata de atendimento ao cliente, e ao finalizar mais rapidamente o atendimento, o cliente ficará mais satisfeito.

Use uma boa ferramenta de chatbot como o dialog flow

Um chatbot é uma ferramenta para inclusão nos canais de comunicação de empresas que simula a interação com humanos, facilitando o atendimento ao cliente nas mais diversas demandas.

É possível utilizar o chatbot para várias ferramentas como:

  • Chatbot para SAC

Chatbots podem ser desenvolvidos a partir de uma base de conhecimento do próprio negócio, na qual os bots utilizam Inteligência Artificial para identificar as necessidades do cliente com um banco de dados estruturado por trás.

Os chatbots para SAC otimizam o tempo dos atendentes humanos, que podem focar em outras tarefas mais complexas.

  • Chatbot na prospecção de leads e conversão de clientes

Esses bots são utilizados para acompanhar os visitantes de suas plataformas, na qual são inseridos em lugares estratégicos para facilitar a interação com o potencial cliente.

Neste tipo de chatbot, os visitantes conseguem tirar suas principais dúvidas online, dar orientações aos potenciais clientes para efetivação de compras na plataforma, e ainda podem ser configurados para captar dados desses usuários para os futuros contatos.

  • Chatbot para realizar pré-venda

Através dos chatbots, você consegue realizar a pré-venda de um modo muito eficaz, possibilitando a otimização do trabalho dos seus vendedores. 

Por exemplo, se o cliente estiver interessado em um serviço ou produto que a sua empresa oferece, o chatbot pode apresentar todos os planos e preços a ele.

Caso o visitante se sinta interessado e escolha um dos planos, o chatbot faz a captura dos dados necessários para a compra.

DialogFlow

O DialogFlow é um software gratuito que oferece aos usuários novas maneiras de interagir com seu produto criando interfaces de conversação baseadas em voz e texto, como aplicativos de voz e chatbots, com tecnologia AI.

O DialogFlow permite que usuário conecte-se com os usuários em seu site, aplicativo móvel, o Assistente do Google, Amazon Alexa, Facebook Messenger e outras plataformas e dispositivos populares.

Não use as mensagens para dificultar o acesso do cliente a você

O WhatsApp, apesar de ter uma função voltada para os negócios, está focado em conectar as pessoas, ou seja, no atendimento.

Existem diversas áreas no setor de vendas que podem se beneficiar desse contato mais direto com o cliente que o WhatsApp e dos diferenciais que existem nele para engajar e trazer essas leads mais para perto.

Mas como vou garantir um bom engajamento do meu cliente por WhatsApp?

Um cliente satisfeito é aquele que tem um atendimento rápido e assertivo. Mas garantir isso não é assim tão simples.

É importante saber priorizar as respostas dos clientes e direcionar os “mal-acostumados” ao seu canal central de suporte.

No entanto, lembre-se de não fazer isso ser de forma grosseira ou ignorando o cliente.

Criar formas de atendê-lo, como mensagens padronizadas, podem facilitar bastante o atendimento.

O tempo que irá economizar deixando mensagens pré-definidas garante a você que tudo saia de acordo com as características da sua empresa, e que nenhum cliente se sinta ignorado.

Ou seja, as mensagens automáticas devem ser facilitadoras para que o cliente chegue a solução do problema, e não pode ser utilizada para dificultar o acesso direto com um profissional da empresa caso necessite.

Vale lembrar aqui que todas essas ferramentas só serão eficientes e te trarão o sucesso que você almeja se você utilizar para estreitar o relacionamento com o cliente, fazendo com que seja mais uma forma de facilitar o atendimento, e trazer a resolução de forma mais rápida.

Para obter o sucesso, independente do ramo, a busca pela satisfação do cliente deve ser o foco principal a se atingir. Será difícil ter sucesso mesmo tendo a melhor tecnologia e os melhores produtos, se falar no atendimento ao cliente, por isso fique sempre atento.

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