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O que é branding? Por que é importante para o seu negócio?

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Branding é geralmente definido como “o ato de dar a uma empresa um design ou símbolo específico para anunciar seus produtos e serviços”. 

Isso é o que a maioria das pessoas pensam, sendo especialistas ou não, onde branding se resume apenas a identidade visual, ou seja, nome, logotipo, design, embalagens, etc.

Ainda mais, por mais que o conceito de branding tenha evoluído ao longo dos anos, o mesmo conceito antigo de branding está sendo pregado, mesmo por profissionais de marketing de alto nível.

O branding é importante porque não é apenas o que causa uma impressão memorável nos consumidores, mas também permite que seus clientes saibam o que esperar de sua empresa. 

É uma maneira de se distinguir dos concorrentes e esclarecer o que você oferece que faz de você a melhor escolha. 

Sua marca é construída para ser uma representação verdadeira de quem você é como empresa e como deseja ser percebido.

Existem muitas áreas que são usadas para desenvolver uma marca, incluindo publicidade, atendimento ao cliente, responsabilidade social, reputação e recursos visuais. 

Todos esses elementos, e muito mais que isso, trabalham juntos para criar um perfil único que chame a atenção.

O que é marca (brand)?

Branding é um conceito tão vasto que não é possível trazer uma definição muito resumida, considerando tudo o que ele representa. 

Mas, oferecemos uma definição mais completa agora, para diminuir a propagação de informações obsoletas, incorretas e incompletas sobre branding:

Branding é o processo perpétuo de identificar, criar e gerenciar os ativos e ações cumulativas que moldam a percepção de uma marca na mente do seu público.

Se você comparar essa definição com a definição geral mencionada acima, verá claramente que a primeira oferece informações superficiais, dando uma falsa sensação de compreensão ao leitor. 

Essa definição traz uma percepção digamos incorreta de que tudo que se trata de branding é apenas identidade visual.

Mas é muito mais do que isso. 

Então vamos dar mais sentido no que se trata de branding para que você aprenda mais sobre o assunto. Veja essa lista para melhor explicarmos:

1. Continuidade, perpetuidade

Branding é um processo perpétuo porque nunca para. 

Pessoas, mercados e negócios estão em constante mudança e a marca deve evoluir para acompanhar o ritmo.

2. Gerenciamento, criação, identificação.

Existe um processo estruturado de branding, que identifica quem/o que você quer ser para seu público.

Criar sua estratégia de marca para se posicionar de acordo e, em seguida, gerenciar constantemente tudo o que influencia seu posicionamento .

3. Serviços cumulativos

Seu posicionamento deve ser traduzido em ativos, por exemplo, identidade visual, conteúdo, produtos, anúncios e ações, ou mais, serviços, suporte ao cliente, relações humanas, experiências que tenha uma projeção na mente de seu público, lentamente construindo essa percepção.

4. Compreensão de uma marca

Também conhecida como reputação, percepção. 

Esta é a associação que um indivíduo (cliente ou não) tem em mente em relação à sua marca. 

Essa percepção é resultado do processo de branding (ou falta dele).

5. Público estratégico

Os clientes não são os únicos que constroem uma percepção da sua marca em suas mentes. 

As partes interessadas incluem possíveis clientes, clientes existentes, funcionários, indivíduos interessados e parceiros de negócios. 

Cada um constrói sua própria percepção e interage com a marca de acordo.

Por que a marca (brand) é importante?

O branding é absolutamente crítico para um negócio devido ao impacto geral que ele causa em sua empresa. 

O branding pode mudar a forma como as pessoas percebem sua marca, pode gerar novos negócios e aumentar o valor da marca – mas também pode fazer o oposto se for feito de forma errada ou não.

Tratando-se de Reputação

Vamos esclarecer uma coisa: a reputação se acumula quer a empresa faça algo a respeito ou não. 

O resultado pode ser uma boa ou má reputação. 

Entender e usar a marca significa apenas que você toma as rédeas e tenta controlar como é essa reputação. 

É por isso que é recomendável considerar o branding desde o início do seu negócio.

Ao contrário da crença popular, branding não é “uma tática de marketing cara que apenas as grandes marcas usam”. 

Pelo contrário, o branding tem muito a ver com bom senso e é fortemente influenciado pelo mercado em que você está e o nível em que deseja jogar. 

O branding envolve uma mistura consistente de diferentes competências e atividades, de modo que seu custo pode variar muito de caso para caso. 

Consultores de alto nível e implementação impecável serão, é claro, mais caros do que qualquer coisa abaixo disso. 

Da mesma forma, a marca de uma empresa internacional de vários produtos será muito mais desafiadora e consumirá muitos recursos do que uma empresa local, por exemplo. 

Não existe uma abordagem única para todos.

A marca aumenta o valor do negócio

O branding é importante ao tentar gerar negócios futuros, e uma marca fortemente estabelecida pode aumentar o valor de um negócio, dando à empresa mais influência no setor. 

Isso o torna uma oportunidade de investimento mais atraente devido ao seu lugar firmemente estabelecido no mercado.

O resultado do processo de branding é a marca, que incorpora a reputação e o valor que a acompanha. 

Uma reputação forte significa uma marca forte que, por sua vez, se traduz em valor. 

Esse valor pode significar influência, preço premium ou mindshare, ou seja, mindshare é a participação que as empresas e os profissionais ocupam na mente dos clientes.

A marca é um ativo de negócios que também possui valor monetário em si mesmo e deve ter um lugar próprio no balanço de uma empresa porque aumenta o valor geral da empresa. 

Embora este seja um tema polêmico e uma tarefa difícil para muitas empresas, dar peso financeiro à marca é tão importante quanto o próprio branding – isso é chamado de ‘valorização da marca’.

Branding gera novos clientes

Uma boa marca não terá problemas para angariar negócios de referência. 

Uma marca forte significa que os consumidores façam negócios com você devido à familiaridade e à confiabilidade do nome que sua empresa está utilizando. 

Uma vez que uma marca esteja bem estabelecida, o boca a boca será a melhor e mais eficaz técnica de publicidade da empresa.

Assim como a reputação de uma pessoa, a reputação de uma marca a precede. 

Uma vez estabelecida uma certa percepção da marca no mercado, inicia-se uma incontrolável cadeia de propagação. 

O boca a boca vai passar a percepção e reforçar ainda mais ou manchar a reputação dessa marca. 

Se a reputação for positiva, novos clientes em potencial podem entrar em contato com a marca, tendo em mente uma associação já positiva que os torna mais propensos a comprar dessa marca do que da concorrência.

Melhora o orgulho e a satisfação dos funcionários

Quando um funcionário trabalha para uma empresa de marca forte e realmente está por trás da marca, eles ficarão mais satisfeitos com seu trabalho e terão um grau maior de orgulho no trabalho que realizam. 

Trabalhar para uma marca que é respeitável e respeitada entre o público torna o trabalho para essa empresa mais agradável e gratificante.

Como mencionamos anteriormente, público interessado em uma marca não são apenas clientes, mas também funcionários. 

Devemos estar cientes de que a interação humana é a base do comércio, e os funcionários são a primeira linha de comunicação de qualquer marca – os primeiros embaixadores. 

Os funcionários que têm uma boa associação com a marca perpetuarão essa percepção mais adiante nos clientes e parceiros com os quais interagem. 

Isso também pode se traduzir em melhor liderança, mais envolvimento e melhores produtos e serviços.

Cria confiança no mercado

A reputação de uma marca, em última análise, se resume à quantidade de confiança que os clientes podem ter nela. 

Quanto mais você confia em uma marca, melhor sua percepção dela, mais forte sua reputação e, portanto, a própria marca.

O branding busca a forma certa de conquistar e manter um certo nível de confiança entre a empresa e seus stakeholders. 

Isso é feito estabelecendo uma promessa realista e atingível que posicione a marca de uma determinada maneira no mercado e, em seguida, cumpra essa promessa. 

Bastante simples, se a promessa está sendo cumprida, a confiança se acumula nas mentes das partes interessadas. 

Em mercados altamente concorridos, a confiança é especialmente importante porque pode fazer a diferença entre intenção (considerar comprar) e ação (fazer a compra).

Marca na prática

O tema da marca definitivamente não é uma página. É um assunto em constante evolução que abrange muitas áreas de especialização: gestão de negócios, marketing, publicidade, design, psicologia e outras. 

O branding também possui diferentes camadas, cada uma com seu próprio significado e estrutura. 

Não é o mesmo que marketing, mas há muitos pontos em comum entre os dois, e é por isso que não podemos reconhecer ou negar que branding e marketing são de alguma forma subordinados um ao outro. 

Eles são interdependentes e seu objetivo principal é servir o negócio.

Quanto mais você entender a natureza complexa do branding, mais fácil será mergulhar mais fundo no assunto e seus tópicos contidos.

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