Como simplificar o brainstorm para aumentar as vendas ou fazer renda extra - Blu Marketing Digital

Como simplificar o brainstorm para aumentar as vendas ou fazer renda extra

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Aumentar as vendas ou definir como fazer renda extra de forma relevante pode ser uma tarefa realmente desafiadora.

Ainda mais porque sempre que pensamos em formas de aumentar as vendas sempre vem muitas ideias de forma desordenada e muitas vezes sem a visualização de uma execução clara.

Pensando nisso, criamos esse artigo para apresentar um processo simples de organizar ideias ou produtos e serviços existentes em uma escala lógica e racional.

1 Comece pelo brainstorm

O primeiro passo para definir como alavancar as vendas e obter resultados consistentes é listar todas as opções disponíveis.

Esse é um trabalho que pode demorar um pouco, mas é essencial para que você descubra quais as suas opções para aumentar as vendas.

Quando você cria listas é muito mais fácil visualizar oportunidades ou até mesmo descobrir novas oportunidades que ainda não foram exploradas.

Para pessoas que trabalham no varejo e tem muitos produtos a lista pode ser por segmento ou linha de produtos. Assim simplificando o processo de construção da lista e possivelmente criando novas matrizes no futuro, a partir dos resultados obtidos.

Listei minhas opções. Já é hora de aumentar as vendas no meu negócio?

Bom, você pode ter oportunidades de execução imediata e já obter retorno logo após a criação da lista.

No entanto acreditamos que mais um processo nesta etapa de ideação pode ajudar a alavancar os seus resultados, visto que uma lista simples não vai considerar correlações como dificuldade de execução e possibilidade de retorno.

Ao classificar e tabular os resultados em uma matriz é possível elencar as ideias e criar um caminho otimizado para o sucesso.

2 Conheça nossa matriz de Esforço x Resultados e defina quais ações usar para aumentar suas vendas

Modelo da Matriz Esforço x Resultado - Blu Marketing Digital
Modelo da Matriz Esforço x Resultado – Blu Marketing Digital

Essa matriz eu criei para simplificar o processo de brainstorming com base na matriz de urgência e importância.

O objetivo é classificar todas as ideias em uma escala de 1 a 10 para possibilitar que o processo de decisão seja o mais racional possível.

Para fazer isso você pode usar uma planilha um arquivo de texto ou até mesmo uma folha de sulfite com post-its, conforme o exemplo abaixo:

Exemplo prático da matriz esforço xs resultado - Blu Marketing Digital
Exemplo prático da matriz esforço xs resultado

Ao dar a nota você vai posicionar as suas ideias em 4 quadrantes que vão sugestionar ações para que você possa se decidir.

Vou explicar a seguir os quatro quadrantes para que você entenda melhor a indicação de cada um dos campos:

Executar: Potencial de retorno alto e dificuldade de execução baixa

Quando você tem alguma ideia que pode gerar retorno alto sem grandes barreiras ou dificuldades, então essa é uma ideia para executar o mais breve possível.

O motivo desse tipo de ideia ser prioridade é porque você não terá que se empenhar tanto quanto outras ideias e possivelmente pode encontrar uma excelente fonte de retorno em curto prazo.

Simplificar o processo: Potencial de retorno alto e dificuldade de execução alta

Com base no retorno, esse seria necessariamente o segundo campo a ter atenção nesta matriz.

Se o retorno da sua ideia é alto ela de fato merece atenção, no entanto, antes de pensar em executar é necessário pensar em formas de simplificar o processo de execução e entrega e possivelmente tirar do papel em médio prazo.

Antes de executar essa ideia é necessário avaliar se não existem possibilidades de retorno similares e com dificuldade de execução menores, visto que o objetivo da matriz é encontrar a melhor forma de obter retorno em curto prazo.

Automatizar: Potencial de retorno baixo e dificuldade de execução baixa

As ideias neste quadrante normalmente são ideias que dão menos trabalho, porém que tem uma taxa de retorno menor.

Portanto, caso consiga automatizar usando a tecnologia, processos ou pessoas, você terá uma boa fonte de renda passiva.

Abandonar ou reavaliar: Potencial de retorno baixo e dificuldade de execução alta

Neste caso em específico você deve considerar a possibilidade de abandonar as ideias listadas nesse quadrante.

Ainda mais porque você terá que se esforçar mais do que em outras ideias e terá um retorno mais baixo do trabalho empenhado.

Outra possibilidade é reavaliar para encontrar formas de aumentar o retorno e simplificar o processo de trabalho, caso isso não seja possível considere seriamente abandonar a ideia.

3 E agora? Vamos aumentar as vendas agora mesmo!

Claro! Tirar as ideias do papel é a parte mais importante do processo de ideação. Ideia sem execução não tem valor nenhum, e somente na hora que tiramos do papel é que descobrimos o real potencial das nossas ideias.

Ter um processo é bacana, listar ideias e organizá-las de forma racional é extremamente importante, porém não é mais importante do que tirar seu planejamento do papel.

A execução é a peça chave para que todo esse trabalho venha a valer a pena. Bom na hora de tirar do papel saber apresentar sua ideia, produto ou serviço é essencial.

Ter uma boa apresentação da sua ideia é o que de fato vai consolidar seu retorno, pois de nada adianta ter um bom produto ou serviço e as pessoas não conhecerem você ou não entenderem o que você está oferecendo.

Para isso você pode contar com a Blu Marketing Digital. Entre em contato hoje mesmo e solicite um orçamento. Entraremos em contato para entender qual sua real necessidade e como podemos colaborar com seu projeto.

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