Modelo da matriz ansoff - Blu Marketing Digital

O que é a Matriz Ansoff e como usá-la?

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Atualmente poucas pessoas conhecem e usam a Matriz Ansoff como ela deveria ser implementada.

Todos os dias temos tantas ferramentas e inovações que nos esquecemos muitas vezes de olhar para os fundamentos do marketing.

Entender as bases fundamentais do planejamento de marketing é o ponto chave para você performar em qualquer plataforma ou formato.

Mesmo que a linguagem de comunicação se altere ou você precise fazer adaptações no formato do conteúdo essencialmente ele tem funções muito bem estabelecidas.

Mas, o que é a Matriz Ansoff?

Segundo o Wikipédia, a Matriz de Ansoff é uma ferramenta de planejamento estratégico que fornece uma estrutura para ajudar executivos, gerentes seniores e profissionais de marketing a criar estratégias para o crescimento futuro de uma organização.

Segundo Igor Ansoff, na década de 1950 as organizações passaram a se preocupar com o ambiente (ANSOFF, 1981). As empresas que visavam o lucro foram as que primeiro tiveram essa preocupação, e mais tarde os outros tipos de organização. 

Em 1965, Ansoff escreveu o livro “Corporate Strategy: An Analytic Approach of Business Policy for Growth and Expansion”, onde ele discorre sobre os estudos do problema estratégico das organizações e propõe uma ferramenta de análise do problema estratégico e definições de estratégias, a qual foi denominada Matriz de Ansoff.

Essa matriz é uma forma de representar algumas formas que o autor acreditava que poderiam aprimorar o negócio de determinada organização por meio de quatro estratégias distintas: penetração de mercado, desenvolvimento de mercado, desenvolvimento de produto e diversificação pura (MINTZBERG, 2001).

(Definição segundo o Wikipédia)

Conheça a estrutura da Matriz Ansoff

A matriz tem duas dimensões: produtos (ou serviços) e mercados. Sobre essas duas dimensões, quatro estratégias podem ser formadas:

  • penetração de mercado: a empresa tenta conquistar clientes da concorrência, aumentando a sua quota de mercado;
  • desenvolvimento de mercado: a empresa foca na conquista de novos mercados com os produtos existentes;
  • desenvolvimento de produtos: a empresa busca criar produtos e serviços, oferecendo-os ao seu mercado habitual;
  • diversificação: sendo a mais arriscada das estratégias, a empresa normalmente foca na comunicação explicando por que está entrando em novos mercados com novos produtos, visando ganhar credibilidade.
Modelo da matriz ansoff - Blu Marketing Digital

Como utilizar a Matriz Ansoff no meu planejamento de marketing?

Essa ferramenta, embora antiga, é muito completa e simples de utilizar.

Basicamente você vai listar ações com base nas estratégias definidas de acordo com o objetivo de cada quadrante.

Você não precisa necessariamente executar todas as estratégias, no entanto precisa criar um forte senso de comprometimento para não deixar suas ações esquecidas na gaveta.

Entenda melhor os quadrantes para direcionar o planejamento de ações

Pensar em exemplos para criar suas estratégias vai ajudar você a otimizar seu processo de ideação e vai acelerar a validação de suas campanhas.

Penetração de mercado: neste quadrante da matriz ansoff você não precisa criar novas experiências, produtos ou serviços. Porém precisa apresentar para seus clientes atuais fazendo com que comprem mais sem deixar sua compra habitual. Um bom exemplo é o cartão fidelidade que pode ser executado de diferentes formas para alavancar suas vendas.

Desenvolvimento de produtos: neste quadrante você faz com que seus clientes atuais comprem mais sem deixar suas comprar habituais. Por exemplo, combos de produtos e serviços, inserção de produtos complementares (Tênis e meias, por exemplo), criação de linhas que se encaixam com os produtos vendidos.

Desenvolvimento de mercado: Neste quadrante que entram maioria das suas ações publicitárias e onde as pessoas mais focam. Ou seja, conseguir mais clientes para comprar seus produtos.

O bom de utilizar a matriz ansoff é ver que essa não é a única forma de vender mais e que uma visão sistêmica vai potencializar seus resultados.

Aqui você vai colocar ações de divulgação e captação de clientes usando o marketing ou o seu comercial.

Diversificação: Normalmente esse é o último quadrante a ser implementado, pois exige novos produtos para novos mercados e atingir novas pessoas com novos produtos sempre é mais caro.

É o local onde você vai colocar as oportunidades de mercado e descobrir formas de diversificar sua receita aumentando o seu faturamento.

Comece hoje mesmo a alavancar seu faturamento!

Alavancar suas vendas é algo que vai muito além de apenas divulgar mais. Ter um planejamento claro e uma visão de negócios voltada à execução é o que vai tirar você da mesmice.

Se você precisa de ajuda para alavancar suas vendas e sair da estagnação, então você pode contar com a assessoria da Blu Marketing Digital! Entre agora mesmo em contato e solicite um orçamento sem compromisso.

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