A chave para alavancar as vendas pode ser em um processo básico, porém muitas vezes ignorado a organização.
Ser organizado é a diferença entre um bom vendedor e um vendedor de alta performance.
Existem diversas ferramentas e métodos para que você possa se organizar e neste artigo vamos dar algumas orientações para que você possa colocar em prática hoje mesmo!
Qual a importância da organização em um processo comercial de alta performance?
Quando falamos de vendas em alta performance, falamos de uma mistura de alto volume de prospecção com técnicas e ferramentas que direcionam a performance da equipe.
Por isso é impossível pensar em aumentar os resultados do comercial, sem antes pensar nos modelos de organização utilizados na prática.
Vendedores que sempre estão gerando resultados são os que dedicam um tempo à organização e que sempre se colocam à frente do mercado, buscando as melhores ferramentas para otimizar seu trabalho.
Principais ferramentas gratuitas e pagas para organizar seu processo comercial e alavancas as vendas
Ferramentas Gratuitas
1 Google Calendar
Ter uma agenda funcional e que pode ser compartilhada é muito útil, principalmente quando trabalhamos com times de vendas.
Por esse motivo utilizar o Google Calendar pode fazer toda diferença na sua organização diária.
Lembrando que nessa ferramenta, você pode:
- Criar seus compromissos profissionais e pessoas
- Criar diferentes calendários que podem ser públicos ou privados
- Criar to do lists dentro da mesma tela
- Criar links para videochamadas
- Convidar e marcar pessoas em compromissos diretamente com o e-mail
2 Trello
O trello é uma das melhores ferramentas para organização gratuitas para gestão de tarefas pessoais ou em equipe.
Quando falamos em otimização de vendas o trello é um grande aliado na organização de tarefas e ações, além de ter diversos Power-ups (plugins que podem ser adicionados ao seu quadro).
Você pode gerenciar diferentes times e tipos de trabalho em diferentes quadros e ao mesmo tempo tem a possibilidade de adicionar colaboradores em diversas tarefas.
As funções o trello são inúmeras porém listas algumas que podem ser muito úteis:
- Criação de listas e estruturas personalizadas
- Adição de data para entrega
- Múltiplos checklists dentro dos cards
- Adição de imagens, arquivos e links para pastas ou conteúdos
- Separação por cores
- Comentários em tarefas e ações
- Calendário funcional em diversos formatos de visualização
Você pode explorar com calma e descobrir inúmeras funcionalidades nesta incrível plataforma.
Outra vantagem é que igual ao Google Calendar você também pode instalar no seu celular facilitando o gerenciamento.
3 Google Forms
O Google forms é uma ferramenta muito útil, mas que pode colaborar de outras formas.
Como o próprio nome diz é uma ferramenta de formulários e ela pode auxiliar você a captar leads, aplicação avaliações de desempenho e medir a satisfação do seu cliente
Quando você passa a medir essas informações adquire muito mais racionalidade no processo comercial, garantindo que suas ações sejam pautadas em dados concretos.
Você pode criar formulários do zero e selecionar perguntas que fazem sentido para você e para o seu processo de vendas.
4 Notion
Esse é um dos principais concorrentes do Evernote, pois tem soluções completas e é extremamente fácil de trabalhar de forma colaborativa.
Você pode adicionar links, criar tabelas, separar demandas e definir checklists completos em apenas uma única plataforma.
Além de todos esses benefícios o grande diferencial é que essa é uma plataforma gratuita e extremamente funcional, seja computador ou no celular.
5 Google Meet
Essa é uma das ferramentas que mais foram utilizadas durante a pandemia e que tem um enorme poder para acelerar suas vendas.
Com o advento da pandemia muitas pessoas passaram a dar prioridade às videoconferências e isso acelera muito o seu processo de vendas.
Através dessa ferramenta você consegue fazer mais reuniões sequências e ao mesmo tempo ter muito mais produtividade ao longo do dia.
Você só precisa ter uma conta no Gmail para acessar a plataforma que é gratuita. As reuniões por padrão tem a duração de 1 hora, porém se você optar pela utilização do Google Calendário, pode mudar essa duração ao adicionar uma nova tarefa na sua agenda.
Ferramentas Pagas
1 Agendor
Nós aqui na Blu utilizamos esse CRM e indicamos aos nossos clientes devido a grande versatilidade e facilidade em aprendizado.
O Agendor é um CRM que além e ter o funil de vendas e o controle das informações ainda conta com diferenciais como:
- Mapa de vendas: um mapa muito funcional e que auxilia você a definir o nível de atenção que deve ser dada a cada negociação e a identificar oportunidades que podem estar perdidas no seu funil de vendas;
- Marcação em cores no funil: todas as negociações recebem as cores vermelho, amarelo e verde que facilitam muito a sua atenção e o foco nas tarefas que realmente importam. Isso auxilia você no processo de atendimento, não deixando oportunidades esquecidas ou perdidas por mal atendimento;
- Inúmeros relatórios: os relatórios do agendor são muito completos e levantam informações que vão desde volumes de contatos e atividades, assim como tarefas em atrasos, taxas de eficiência e muito mais.
2 Sales Navigator
Essa é uma ferramenta que serve tanto para ajudar na organização, quanto na velocidade da prospecção.
O sales navigator é uma ferramenta nativa do LinkedIn que pode ajudar você a encontrar leads com muito mais facilidade e gerar conexões muito poderosas.
É uma ferramenta paga, mas que se utilizada com consistência pode trazer inúmeras oportunidades para você. Além do mais o valor acaba se pagando com a consistência dos resultados.
Comece a se organizar hoje mesmo e alavancar as vendas na prática!
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