Organização: O primeiro passo para alavancar as vendas - Blu Marketing Digital

Organização: O primeiro passo para alavancar suas vendas

Compartilhe esse conteúdo e nos ajude a impactar positivamente mais pessoas

A chave para alavancar as vendas pode ser em um processo básico, porém muitas vezes ignorado a organização.

Ser organizado é a diferença entre um bom vendedor e um vendedor de alta performance.

Existem diversas ferramentas e métodos para que você possa se organizar e neste artigo vamos dar algumas orientações para que você possa colocar em prática hoje mesmo!

Qual a importância da organização em um processo comercial de alta performance?

Quando falamos de vendas em alta performance, falamos de uma mistura de alto volume de prospecção com técnicas e ferramentas que direcionam a performance da equipe.

Por isso é impossível pensar em aumentar os resultados do comercial, sem antes pensar nos modelos de organização utilizados na prática.

Vendedores que sempre estão gerando resultados são os que dedicam um tempo à organização e que sempre se colocam à frente do mercado, buscando as melhores ferramentas para otimizar seu trabalho.

Principais ferramentas gratuitas e pagas para organizar seu processo comercial e alavancas as vendas

Ferramentas Gratuitas

1 Google Calendar

Imagem do Google Calendar - Blu Marketing Digital

Ter uma agenda funcional e que pode ser compartilhada é muito útil, principalmente quando trabalhamos com times de vendas.

Por esse motivo utilizar o Google Calendar pode fazer toda diferença na sua organização diária.

Lembrando que nessa ferramenta, você pode:

  • Criar seus compromissos profissionais e pessoas
  • Criar diferentes calendários que podem ser públicos ou privados
  • Criar to do lists dentro da mesma tela
  • Criar links para videochamadas
  • Convidar e marcar pessoas em compromissos diretamente com o e-mail

2 Trello

Imagem do trello - Blu Marketing Digital

O trello é uma das melhores ferramentas para organização gratuitas para gestão de tarefas pessoais ou em equipe.

Quando falamos em otimização de vendas o trello é um grande aliado na organização de tarefas e ações, além de ter diversos Power-ups (plugins que podem ser adicionados ao seu quadro).

Você pode gerenciar diferentes times e tipos de trabalho em diferentes quadros e ao mesmo tempo tem a possibilidade de adicionar colaboradores em diversas tarefas.

As funções o trello são inúmeras porém listas algumas que podem ser muito úteis:

  • Criação de listas e estruturas personalizadas
  • Adição de data para entrega
  • Múltiplos checklists dentro dos cards
  • Adição de imagens, arquivos e links para pastas ou conteúdos
  • Separação por cores
  • Comentários em tarefas e ações
  • Calendário funcional em diversos formatos de visualização

Você pode explorar com calma e descobrir inúmeras funcionalidades nesta incrível plataforma.

Outra vantagem é que igual ao Google Calendar você também pode instalar no seu celular facilitando o gerenciamento.

3 Google Forms

Imagem do Google forms- Blu Marketing Digital

O Google forms é uma ferramenta muito útil, mas que pode colaborar de outras formas.

Como o próprio nome diz é uma ferramenta de formulários e ela pode auxiliar você a captar leads, aplicação avaliações de desempenho e medir a satisfação do seu cliente

Quando você passa a medir essas informações adquire muito mais racionalidade no processo comercial, garantindo que suas ações sejam pautadas em dados concretos.

Você pode criar formulários do zero e selecionar perguntas que fazem sentido para você e para o seu processo de vendas.

4 Notion

Imagem do Notion - Blu Marketing Digital

Esse é um dos principais concorrentes do Evernote, pois tem soluções completas e é extremamente fácil de trabalhar de forma colaborativa.

Você pode adicionar links, criar tabelas, separar demandas e definir checklists completos em apenas uma única plataforma.

Além de todos esses benefícios o grande diferencial é que essa é uma plataforma gratuita e extremamente funcional, seja computador ou no celular.

5 Google Meet

Imagem do Google meet- Blu Marketing Digital

Essa é uma das ferramentas que mais foram utilizadas durante a pandemia e que tem um enorme poder para acelerar suas vendas.

Com o advento da pandemia muitas pessoas passaram a dar prioridade às videoconferências e isso acelera muito o seu processo de vendas.

Através dessa ferramenta você consegue fazer mais reuniões sequências e ao mesmo tempo ter muito mais produtividade ao longo do dia.

Você só precisa ter uma conta no Gmail para acessar a plataforma que é gratuita. As reuniões por padrão tem a duração de 1 hora, porém se você optar pela utilização do Google Calendário, pode mudar essa duração ao adicionar uma nova tarefa na sua agenda.

Ferramentas Pagas

1 Agendor

Imagem do Agendor- Blu Marketing Digital

Nós aqui na Blu utilizamos esse CRM e indicamos aos nossos clientes devido a grande versatilidade e facilidade em aprendizado.

O Agendor é um CRM que além e ter o funil de vendas e o controle das informações ainda conta com diferenciais como:

  • Mapa de vendas: um mapa muito funcional e que auxilia você a definir o nível de atenção que deve ser dada a cada negociação e a identificar oportunidades que podem estar perdidas no seu funil de vendas;
  • Marcação em cores no funil: todas as negociações recebem as cores vermelho, amarelo e verde que facilitam muito a sua atenção e o foco nas tarefas que realmente importam. Isso auxilia você no processo de atendimento, não deixando oportunidades esquecidas ou perdidas por mal atendimento;
  • Inúmeros relatórios: os relatórios do agendor são muito completos e levantam informações que vão desde volumes de contatos e atividades, assim como tarefas em atrasos, taxas de eficiência e muito mais.

2 Sales Navigator

Imagem do Sales Navigator - Blu Marketing Digital

Essa é uma ferramenta que serve tanto para ajudar na organização, quanto na velocidade da prospecção.

O sales navigator é uma ferramenta nativa do LinkedIn que pode ajudar você a encontrar leads com muito mais facilidade e gerar conexões muito poderosas.

É uma ferramenta paga, mas que se utilizada com consistência pode trazer inúmeras oportunidades para você. Além do mais o valor acaba se pagando com a consistência dos resultados.

Comece a se organizar hoje mesmo e alavancar as vendas na prática!

Quer começar a alavancar as vendas sem enrolação? Então você pode contar com o time da Blu Marketing Digital.

Aqui nós oferecemos consultorias e treinamentos em processos comerciais para auxiliar você e o seu time a alcançar os resultados desejados.

Solicite hoje mesmo um contato e fale com um de nossos consultores.

Caso você esteja buscando algo mais específico e rápido, você também pode se inscrever para o nosso curso para otimização de vendas complexas.

Um curso que reuniu ferramentas utilizadas em mais de 10 anos de consultoria em um curso de 12 horas para alavancar as vendas e o seus resultados na prática.

Compartilhe esse conteúdo e nos ajude a impactar positivamente mais pessoas
×