3 dicas para otimizar as vendas em 2023 - Blu Marketing Digital

3 dicas para otimizar as vendas em 2023

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Otimizar suas vendas e ter mais resultados no seu processo comercial é um processo complexo, porém altamente executável.

Se você é alguém que quer apenas ter um retorno gigante sem ter nenhum trabalho, sem investir dinheiro ou tempo, então esse artigo não é para você.

Neste texto separamos conteúdos que serão úteis para quem já vende, porém acredita que pode ter melhores resultados no dia a dia.

Você acredita que pode otimizar as vendas do seu produto ou serviço?

Antes de entrarmos nos tópicos que são objetivo deste artigo, queremos fazer essa que é uma pergunta extremamente válida. Você acredita que pode ter resultados melhores?

Um grande problema das pessoas que sempre pesquisam esse tipo de conteúdo é que na maioria das vezes elas vêm anotando tudo e depois guardam em uma gaveta, colocam tudo em um canto da mesa ou até mesmo colam em algum lugar para nunca mais olhar.

A melhor ferramenta ou o melhor método não tem nenhuma utilidade se você não colocar em prática, por isso executar é uma premissa básica para alavancar as suas vendas.

Existem algumas perguntas que podem fazer toda diferença para que você comece a tirar essas dicas do papel:

  • Eu acredito que posso melhorar os resultados das minhas vendas?
  • Eu estou comprometido a otimizar as minhas vendas?
  • Eu estou aberto a testar novas ferramentas e métodos de trabalho?
  • Eu estou aberto a ceder e modificar meus métodos e processos atuais de trabalho?
  • Eu reconheço que mesmo tendo resultados ainda posso ir mais longe?
  • Eu vou fazer diferente em 2023 ou pretendo repetir os mesmo hábitos?
  • O que eu vou eliminar para ser mais produtivo ou mais positivo?

Você pode escrever essas perguntas em um caderno, um cartaz ou até mesmo em post-its e colar na sua parede.

O mais importante é começar respondendo a essas perguntas e não deixar de executar o compromisso assumido com você mesmo.

Feito isso vamos as 3 dicas para que você possa otimizar as suas vendas em 2023.

1 Torne-se autorresponsável

Ser autorresponsável é entender que você é responsável pela sua situação atual e também que é o único que pode mudar sua própria vida.

Assumir uma postura assim é o que fará com que você desenvolva mais poder e maior credibilidade no seu meio social.

A responsabilidade é a melhor forma de crescimento em vendas. Vendedores que se vitimizam e se tornam reféns de situações externas tendem a não conseguir ter mais resultados.

Muitas vezes esses vendedores ficam presos na baixa produtividade culpando líderes, estrutura, mercado e diversos fatores externos.

Esse excesso de busca de culpados diminui o seu senso de execução e faz com que você deixe de lado sua parcela de responsabilidade, como consequência gera um bloqueio mental para a sua vida ideal em busca da alta performance.

A seguir para sua reflexão vamos compartilhar as 6 leis da autorresponsabilidade.

  1.  Se é para criticar os outros, cale-se;
  2.  Se é pra reclamar, dê sugestão;
  3.  Se é para buscar culpados, busque solução;
  4.  Se é para se fazer de vítima, faça-se de vencedor;
  5.  Se é para justificar seus erros, aprenda com eles;
  6.  Se é para julgar as pessoas, julguem suas atitudes.

2 Organize sua agenda e cumpra seus horários

Muitas vendas são perdidas por falta de organização dos vendedores, não cumprem com agendamentos ou até mesmo por atraso em compromissos.

Imprevistos podem acontecer, porém não faça exceção à regra. O atraso e falta não podem se tornar seu modo operante.

É praticamente um costume brasileiro o atraso, porém não chegar no horário demonstra desorganização e a falta de respeito pelo tempo do seu cliente.

Ao mesmo tempo sua falta de compromisso com horários e agendamentos vão minar a sua credibilidade e fazer com que você reduza drasticamente seus resultados.

Mudar uma vida toda de atrasos não é uma tarefa fácil, porém é importante assumir que você precisa mudar se está vivendo assim.

A alta performance nas vendas não convive bem com a irresponsabilidade ou a falta de compromisso com os seus horários e agendamentos.

Porém significa que ler esse artigo vai mudar tudo, porém o primeiro passo já foi dado e agora é com você!

Não deixe seus leads sem resposta, por isso sempre reserve um horário no seu dia para respondê-los. Mesmo que pareça desagradável em alguns casos, é melhor uma verdade direta e sincera do que não dar uma resposta.

Ser transparente e organizado vai facilitar a indicação a novas oportunidades e vai melhorar seu posicionamento pessoal.

3 Aprenda a sua o funil de vendas na prática

Todo mundo sabe atualmente o que é um funil de vendas, no entanto é possível contar nos dedos quem realmente sabe como utilizar um funil de vendas.

Saber utilizar o funil de vendas e popular cada uma das etapas com leads trará mais consistência nos seus resultados evitando um efeito sanfona nas duas vendas.

Ao entender seus números você poderá saber qual sua necessidade de prospecção, descobrir as falhas no seu processo comercial e melhorar seus índices de conversão.

Observar esses índices diariamente é o que garantirá que você poderá de fato otimizar as suas vendas.

Quem conhece e entende os seus números tende a ter uma melhor execução, entendendo onde errou e o que pode fazer para ter mais resultados na prática.

Dica Bônus – Desenvolva uma estratégia de Inbound Sales

O Outbound Sales(Prospecção ativa) é realmente o melhor caminho para o faturamento rápido, porém não é a melhor forma de escalar e das sustentabilidade nas suas vendas.

Você pode usar diversos caminhos para gerar conteúdo e captar leads de forma passiva.

Esse não é um caminho rápido, no entanto a constância da produção de conteúdos gerará vendas automáticas e orgânicas para o seu negócio.

Você pode usar o youtube, blog, instagram, facebook, linkedin e até plataformas mais nichadas como o Pinterest. O importante é que você consiga alimentar com constância e regularidade na qualidade do conteúdo.

Isso vai fazer com que em médio e longo prazo você adquira mais autoridade e reconhecimento.

Onde eu posso encontrar mais conteúdos específicos para vender mais?

Se você precisa de algo mais personalizado, então solicite hoje mesmo um contato para que possamos entender seu processo comercial, seja através de outbound ou inbound sales.

Nós da Blu Marketing Digital oferecemos consultoria, treinamentos e também executamos sua estratégia do zero.

Agora se você quer algo rápido e que pode ampliar muito os seus resultados então você precisa conhecer nosso curso presencial de Otimização para Vendas Complexas.

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