O Instagram é a rede social está se tornando cada vez mais estável e consolidada no mercado.
E crescer nessa rede social é o que todas as pessoas querem.
Seja para impulsionar seu negócio ou até mesmo para o perfil pessoal, saber usar o instagram da forma correta vai fazer toda diferença para que você consiga progredir nessa rede social.
Com o tempo diversas ferramentas foram implementadas a essa rede social e agora é possível diversificar o conteúdo, focar em nichos específicos, comunicar com a sua audiência de forma rápida e eficaz, conquistar mais clientes e humanizar sua marca.
Dito isso, vamos às dicas para fazer com que você apareça cada vez mais e conquiste seu espaço nessa rede social tão incrível.
1. Olhe sempre o algoritmo
O instagram sempre vai querer favorecer conteúdos e formatos que estão tendo mais acesso e maior retenção dos usuários.
Nesse ponto a bola da vez é o Reels, esse formato surgiu para concorrer com o Tik Tok e nele você pode se comunicar em 15 ou 60 segundos.
Outro exemplo são as figurinhas criadas para datas comemorativas. Seja o dia da mulher, ano novo chinês ou até mesmo incentivandos as pessoas para apoiarem pequenos negócios.
Sempre que a plataforma criar algo novo pode ter certeza que será uma oportunidade de ter mais alcance orgânico e atrair mais seguidores para o seu perfil.
Não se preocupe excessivamente em vender no reels ou qualquer outra ferrmaneta que se torna uma tendência. Busque viralizar seu conteúdo e atrair seguidores, para que você consiga vender em um segundo momento.
2. Conte histórias com seus Stories
O Story não é um local para ficar postando apenas promoções, ou publicações para levar sua audiência para seu feed. Comece e termine uma conversa com sua audiência através dos stories.
Você pode criar conteúdos que mostram seu dia a dia, realizar enquetes e criar um storytelling interativo entre outros.
Fique sempre de olho nas figurinhas que são disponibilizadas, pois o Instagram quer que você use elas e muitas vezes pode favorecer a exibição de suas publicações e conteúdos através da utilização das mesmas.
Igual ao feed nos stories você pode também usar hashtags e isso pode favorecer a exibição do seu conteúdo, porém caso você não queria que seu conteúdo fique muito poluído você pode adicioná-las e depois esconder atrás de figurinhas e elementos ou até mesmo arrastar para o lado para ficar fora da tela.
3. Aprofunde seu relacionamento através de vídeos e do Reels
Diferente do Youtube que faz com que seu vídeo tenha mais acesso com o passar do tempo, nos vídeos e reels quanto mais atuais seus conteúdos melhor.
Os vídeos são muito úteis para aprofundar o seu relacionamento com sua audiência, deixar lives disponíveis, aumentar a retenção e o engajamento com outros conteúdos que você disponibiliza.
Inclusive é uma excelente forma de apresentar produtos e serviços com mais detalhamento e até mesmo vender algo para sua audiência. A principal diferença entre os vídeos é o reels é o formato, duração e exposição.
O Reels tem muito mais alcance orgânico e nesse é possível criar uma linguagem descontraída, informal e que foque mais no relacionamento do que nas vendas.
Faça vídeos com qualidade e de preferência no formato vertical que é o mais consumido pela plataforma. Se você já está produzindo vídeos e gostaria de ter mais visualizações pode ler nosso artigo com dicas para ter mais visualizações nos seus reels.
4. Siga pessoas que seguem perfis semelhantes ao seu
Não queremos que você fique a vida inteira seguindo pessoas ou gastando a maioria do seu tempo com isso, porém seguir pessoas que se interessam pelo que você publica gera mais possibilidades de ser seguido de volta.
Além disso, é mais fácil que quando essas pessoas forem seguidas seu perfil seja listado como perfil indicado.
Não saia seguindo pessoas aleatoriamente, se for fazer isso tenha um objetivo em mente e procure por pessoas que tenham afinidade com o seu nicho de atuação.
Inicialmente a balança entre perfis seguidos e seguidores vai ser desfavorável, mas com um trabalho constante e com o tempo essa situação vai se inverter.
Além de seguir fazer comentários e interagir com comentários inteligente em perfils com o público semelhante ao seu vai aumentar sua exposição e potencializar o alcance à novos seguidores.
5. Use as hastags para ter mais visualizações na sua conta do Instagram
As hashtags podem indexar seu conteúdo e fazer com que você tenha mais relevância na aba de explorar.
Ao usar hashtags o Instagram automaticamente vai apresentar seu conteúdo para pessoas que seguem e se interessam pelo que você publicou.
Por isso use com consciência, pois não adianta adicionar por adicionar. Quando você adicionar hashtags que não fazem sentido para sua publicação ou com o seu perfil o efeito tende a ser contrário, não vai gerar identificação e isso vai afastar as pessoas do seu perfil.
Busque hashtags que são menos concorridas e também atualize seu perfil com frequência para que sua audiência continue sempre engajada.
Conclusão
Investir no Instagram no atual momento é um grande diferencial e uma grande oportunidade, ainda mais com essa rede social dinâmica e que tem cada vez mais usuários.
Todos os meses a plataforma cria atualizações e sempre busca inovar no relacionamento entre público e criadores de conteúdo. Isso se nota em mudanças como a exclusão do arrasta para cima e a inclusão dos links para todos os usuários.
Existem outras mídias e locais para divulgar seu trabalho e diversificar sempre é uma boa pedida, no entanto não deixe de lado essa ferramenta tão poderosa.
Espero que tenha gostado dessas dicas e que você venha utilizar no seu perfil para alavancar seus resultados. Agora se precisar de ajuda para obter mais retorno no seu Instagram conte com a gente!
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