Como criar um podcast - Blu Marketing Digital

Como criar um podcast para fortalecer o branding da sua empresa

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Como criar um podcast é a pergunta que muitas pessoas fazem e que parece ser um grande mistério. No entanto, ter o seu próprio podcast é simples e você pode começar até mesmo com o gravador de áudio do seu celular.

Caso você não esteja habituado, um podcast é um formato em que se prioriza o áudio e que tem como objetivo gerar uma entrega de conteúdo completa sem a necessidade de vídeo.

Apesar de atualmente termos inúmeros canais no Youtube partindo para o formato de podcast, sabemos que a maior plataforma nesse segmento é o Spotify, ainda mais porque é onde o foco é 100% o áudio entregue.

Nesse formato você pode gerar um maior relacionamento com sua audiência, apresentar conteúdos completos sobre temas variados e melhorar a sua credibilidade sem necessariamente aparecer para o seu público.

Quais as principais vantagens em aderir a esse formato

Para muitas pessoas que têm dificuldade em aparecer em frente às câmeras esse formato pode ser ideal, pois você não precisa aparecer e pode entregar seu conteúdo com a mesma ou com mais qualidade por sentir mais segurança.

Mesmo sem aparecer o fato de você vincular a imagem do seu projeto ou empresa à uma plataforma de podcast como Spotify, Soundcloud ou Deezer, por exemplo, as pessoas passam a confiar mais no que você tem a dizer.

Isso não quer dizer que irá gerar vendas imediatamente, mas é possível que sua marca seja a primeira a ser lembrada, indicada e que possa crescer com sustentabilidade no futuro.

Então… Como criar um Podcast?

Parece ser algo muito complicado, mas para começar você pode utilizar uma plataforma como o Anchor para publicar seus podcasts e distribuí-los em diversas plataformas.

O Anchor é gratuito e além de distribuir o seu conteúdo pode reproduzir nativamente pelo navegador ou pelo próprio aplicativo.

Se você tem um site pode ser o próprio responsável por hospedar seu conteúdo para disponibilizá-lo ao público.

Lembrando que o Spotify assim como outras plataformas semelhantes é responsável pela distribuição do conteúdo e não pelo armazenamento, por esse motivo é que você precisa ter uma hospedagem ou usar o Anchor por exemplo.

Agora vou deixar alguns passos que podem fazer toda diferença na hora de criar seu próprio podcast:

  • Defina um tema e formato: Antes de começar a gravar o seu podcast, a primeira coisa que você precisa fazer é definir sobre o que você vai falar;
  • Escolha o nome do Podcast: você pode usar seu nome, o nome da sua empresa e até mesmo no seu projeto, mas pense em um nome marcante ou simples, mas que fará com que sua audiência identifique e lembre rapidamente;
  • Escolha os Integrantes e Participantes: convide pessoas ou faça você mesmo, mas tenha certeza que quem participar vai fazer objetivo para o projeto e para o contexto do conteúdo que será desenvolvido;
  • Faça um roteiro: não saia falando aleatoriamente, você pode achar que não, porém até os podcasts mais espontâneos tem roteiros e planejamento de conteúdo;
  • Separe os equipamentos necessários: mesmo que você comece com o seu celular, garanta que no momento da gravação ele vai estar carregado, assim você não vai ter imprevistos por falta de organização;
  • Aqueça a sua voz: a voz é o ponto-chave do projeto, faça aquecimento vocal, garanta que sua voz esteja legível e que as palavras saiam com fluidez. Tão importante quanto ter um bom microfone é investir em sua dicção;
  • Grave: essa etapa parece óbvia, mas é muito importante que ela aconteça. Inúmeros projetos tem planejamento, organização, conteúdo e equipamentos, mas na hora de gravar sempre é um problema, muitas vezes achamos que nunca está bom e queremos viver regravando sem necessidade;
  • Edite: a edição é super importante, pois seu conteúdo pode ser muito bacana, mas uma edição com muitas pausas pode deixar ele chato de ouvir. O ritmo do seu podcast vai criar uma identidade para você e ao mesmo tempo tornar o conteúdo mais fácil de ser consumido;
  • Crie um site: Um site é um excelente local para que você possa organizar seus podcasts, criar playlists, adicionar filtros de pesquisa e até mesmo para converter seus ouvintes em leads captando o contato do e-mail ou do whatsapp;
  • Divulgue: distribuir em redes sociais criar grupos, canais de comunicação com sua audiência é essencial para o sucesso, afinal gravamos para que alguém ouça, se identifique e se torne um assinante;
  • Mensure seus Resultados: Entender seus números é um passo primordial para a sustentabilidade do seu podcast, pois com um conteúdo estruturado e uma análise frequente sobre o número de downloads e perfil dos seus ouvintes com os dados do Google Analytics por exemplo. Assim você vai criar conteúdos que alcançamos mais pessoas e direcionar melhor os seus temas.

Espero que tenha gostado dessas dicas , pois com elas é possível criar um planejamento estratégico para tirar seu podcast do papel. 

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