Networking para pequenas empresas é quase como criar uma impressora de dinheiro em longo prazo.
Em tempos de pandemia e crescimento explosivo da internet uma das práticas que mais vem sendo ignoradas é o network.
O que é Networking?
Se for explicar de uma forma bem simples, é o ato de conhecer pessoas de forma intencional, ou seja, se conectar a pessoas que em algum contexto vão contribuir para o seu crescimento e você para o delas.
Em diversos locais encontramos algumas definições bem bacanas, como por exemplo:
O networking estimula a troca de experiências e informações entre contatos, de modo a fortalecer essa rede. Ou seja, as relações profissionais criadas geram oportunidades de compartilhamento de interesses, informações e até formações de parcerias, gerando benefícios para ambos os lados. (Sanches, 2021)
Também para fechar esse tópico podemos considerar a definição da Universidade Católica de Pelotas “Networking é a ação de trabalhar sua rede de contatos, trocando informações relevantes com base na colaboração e ajuda mútua.”
2 Qual a importância de desenvolver um networking para sua empresa
Se você atua com vendas ou é o responsável pelas negociações na sua empresa, provavelmente já deve ter perdido alguma negociação para algum “amigo ou conhecido” do seu futuro cliente.
Também é provável que em algum momento sua empresa tenha perdido algum cliente, para alguma empresa concorrente devido à uma aproximação ou indicação.
Esse processo é natural, sempre iremos perder e ganhar clientes, porém quando criamos um network consistente temos um volume maior de entrada a nosso valor. O que por sua vez vai trazer mais estabilidade e consistência financeira.
Além do fator financeiro, seu posicionamento de mercado torna-se mais evidente, gerando mais valorização para seu negócio.
3 O que fazer para criar sua rede de networking?
Desenvolver sua rede de contatos não é uma tarefa fácil, mas deve ser feita com constância.
Para facilitar a sua execução vou dividir esse processo em alguns passos que vão facilitar a construção da sua rede:
- Tenha um pitch de apresentação: um pitch é uma apresentação rápida do seu negócio e que incentive o outro lado a continuar a conversa. Quando sua apresentação é interessante, simples e empolgante sua chances de cativar o público são muito maiores;
- Faça contatos intencionais: ter uma intenção clara com o contato realizado potencializa suas chances de conversão. Entenda como você pode e irá ajudar seu contato, mas ao mesmo tempo tenha claro o objetivo do contato;
- Entenda que networking e prospecção são diferentes: Construir um networking é construir uma rede de relacionamentos que nem sempre gerará negócios diretos, podendo desenvolver parcerias em outros níveis. Já a prospecção é focada em vender ou oferecer algo;
- Crie pontos de contato: Para que uma pessoa possa fazer parte do seu networking você precisa ter como acessá-la com facilidade. Ter número de telefone, e-mail, redes sociais, endereço e outros dados é muito importante. Tenha isso anotado e organizado para quando precisar;
- Seja disponível: Seu contato não é para apenas vender, mostre que está disponível para ajudar e como você pode agregar para aquela pessoa;
- Desenvolva um relacionamento: fazer um pitch não cria um relacionamento é apenas um primeiro ponto de contato. Mantenha contato com uma certa periodicidade, assim sempre será lembrado e com isso aumentará suas chances de gerar múltiplos negócios no futuro;
- Aproveite as oportunidades: o networking vai muito além da venda, no entanto isso não significa que você deve deixar boas oportunidades passarem. Afinal, com negociações ganha-ganha você pode lucrar e ainda criar pontos que vão fortalecer seu relacionamento.
Conclusão
Essas dicas são importantíssimas para que você possa desenvolver sua rede de contatos. Lógico que para isso o mais importante é ter constância e estudar mais sobre esse tema. Seja com vídeos, textos, livros, consultorias e até mesmo cursos sobre o tema.
Aprender sobre como criar uma rede de contatos dar mais maturidade não só para você, mas para o seu negócio como um todo.
Precisa otimizar seu processo comercial ou quer criar um processo de networking efetivo? Então conte com a gente!
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Referências
Sanches, Rafaela. Networking: A estratégia de cultivar bons contatos. Dinâmica Consultoria. Disponível em: <https://www.dinamicaej.com.br/networking/?gclid=Cj0KCQjw4cOEBhDMARIsAA3XDRhkUB7x_EYelGhum2ZdJxml_a-mfyOjCqLG_ttQnne17PqrKw1HKBwaAnYtEALw_wcB>. Acesso em 04 de maio de 2021.
Faculdade Católica de Pelotas. Networking: o que é, para que serve, como fazer e importância. Disponível em: <https://ead.ucpel.edu.br/blog/networking>. Acesso em 04 de maio de 2021.