Falar sobre pesquisa de mercado e validação é essencial com o crescimento dos negócios on-line, pois o ambiente empresarial tem se tornado cada vez mais competitivo.
Na internet qualquer pessoa pode iniciar um negócio de forma simples e rápida. Sem um CNPJ ou qualquer registro comercial, apenas utilizando o seu CPF. Lógico que o crescimento exige uma série de burocracias, mas o início da jornada é simples e rápida.
O que é pesquisa de mercado
Pesquisa de mercado é o levantamento de dados de um determinado público-alvo para fins comerciais. Através da pesquisa você pode identificar comportamentos, oportunidades de negócios, inovar no seu produto ou serviço e até mesmo pivotar uma ideia de negócio.
A pesquisa em suma pode ser quantitativa, ou seja, fechada com alternativas definidas ou até mesmo com escalas numéricas.
Também podem ser quantitativas, buscando entender um sentimento ou a percepção de forma aberta, sem alternativas, deixando o consumidor responder livremente.
Você sempre pode fazer pesquisas, mas em determinadas fases pode ser muito importante, como por exemplo:
- Lançamento de um negócio: seja para entender o impacto do logotipo e da identidade visual, ambientação, embalagem ou até mesmo características do seu produto ou serviço;
- Avaliação da qualidade: entender sua entrega e avaliar produtos ou serviços oferecidos ao público, encontrando falhas ou oportunidades para alavancar suas vendas;
- Identificação de público-alvo: entenda quem é seu cliente em potencial direcionando sua pesquisa para um grupo de pessoas e busque características em comum que tenha relevância para você;
- Inovação em produtos ou serviços: caso queira identificar novas oportunidades ou se antever as demandas de mercado, uma pesquisa pode ajudar no seu direcionamento prático.
Esses são alguns exemplos, mas a partir desse ponto você deve ter identificado que existem inúmeras outras aplicações práticas para seu negócio.
Para executar sua pesquisa existem diversas plataformas, entre elas algumas bem simples como o Google Forms ou o Typeform.
São plataformas super simples e você pode rodar suas primeiras pesquisas em minutos. Outra forma é usar papel e caneta, usar planilhas e entrevista direta, você pode filtrar grupos específicos para participar, inclusive seus clientes.
Qual a importância da validação?
Pesquisa de mercado e validação andam de mãos dadas e unir esses dois tópicos é essencial para que você tenha resultados.
Validar é demonstrar de forma prática que sua tese de negócios se sustenta na prática. Para startups, por exemplo, a validação está relacionada à capacidade de se manter no mercado e obter escalabilidade.
Você pode validar seu produto ou serviço colocando no mercado, aplicando resultados de pesquisa, ou tentar no mercado e depois aplicar uma pesquisa de percepção. As ordens e etapas são diversas e você pode escolher de acordo com a sua realidade.
Validar é importante, pois você pode fazer pequenos testes e gastar pouco. Quando você faz pequenos testes, não consome sua verba de investimento de forma agressiva, o que acontece com muitos negócios, que quando começam a faturar, não têm mais caixa para manter sua competitividade.
O que não fazer em processos de pesquisa de mercado e validação
Quando você vai aplicar uma pesquisa ou lançar um produto/serviço no mercado para ser validado alguns cuidados devem ser tomados para que você não gere uma percepção errada.
Não faça perguntas que você saiba ou induza a uma resposta que lhe agrade
Perguntar algo que você já sabe como vai ser respondido é fácil e torna a pesquisa algo desnecessário.
No entanto, quando você fecha ao ponto de saber quais serão as respostas sua pesquisa pode gerar um falso positivo, ou seja, um resultado que lhe agrade, mas que atendam uma demanda de mercado que talvez não exista de fato.
Suas perguntas devem apenas orientar o consumidor para que você entenda sua percepção e não induzir ele a determinada resposta.
Não seja muito amplo
Não saia perguntando sobre qualquer coisa para preencher espaços na sua pesquisa. Seja assertivo, pois você pode gerar resultados desnecessários e que não agregam nada para você.
Outro ponto é a desmotivação do participante da pesquisa. As respostas precisam ser neutras, mas o consumidor precisa entender o sentido e a importância da pesquisa que está participando.
Uma pesquisa muito grande ou sem foco claro, vai desmotivar os participantes, ou geram respostas que podem estar desconectadas da realidade, pois os respondentes diminuem sua atenção as respostas.
Não pergunte ao público errado
Se for executar uma pesquisa ou validar um produto/serviço, procure pessoas que de fato consomem ou podem consumir seus produtos ou serviços.
Ter uma pesquisa ampla com muitas respostas de pessoas que nunca consumiram ou que não podem/querem consumir o que você oferece é uma perda de tempo.
Pesquisar sobre características de uma Ferrari dentro de um ônibus não funciona e da mesma forma perguntar sobre a qualidade de seguros de vida no exterior para quem nunca saiu do país não vai funcionar.
As pessoas podem até responder sobre pesquisas assim, mas suas visões serão simuladas ou de ouvir alguma outra pessoa sobre o assunto.
Conclusão
Ter dados à mão é sempre uma boa pedida. Negócios que têm dados são mais sustentáveis, tem produtos que funcionam e muitas vezes geram grandes retornos para seus investidores.
Esse tipo de negócio tem mais facilidade em criar planos de negócios e até mesmo em ter acesso a crédito quando necessário.
Gostaria de fazer uma pesquisa de mercado ou validar seu produto/serviço? Então entre em contato para tirar suas dúvidas ou solicite um orçamento hoje mesmo.
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