como otimizar a performance do seu site em wordpress - blu marketing digital

Como otimizar a performance do site em wordpress com apenas um plugin

Compartilhe esse conteúdo e nos ajude a impactar positivamente mais pessoas

Otimizar a performance do seu site em wordpress é algo essencial pára ter mais acessos orgânicos.

Entre os diversos requisitos o Google sempre avalia o tempo de carregamento, tamanho das páginas e quantidade de requisições que o seu site possui.

Caso você nunca tenha visto essas métricas pode fazer facilmente com alguns sites gratuitamente como, por exemplo, o Google Speedpages, GT metrix ou o Website grader.

Todas essas plataformas vão gerar insights para você, mas na maioria das vezes você pode não saber o que fazer com isso.

Existem diversos plugins no mercado que ajudam você gratuitamente como o Autoptimize, WP Fastest Cache e o Smush. Plugins que são muitos famosos e muito utilizados por diversos sites na internet.

Porém um novo plugin completíssimo vem despontando quando falamos de otimização de sites o NitroPack e é sobre ele que iremos falar a partir de agora.

Nesse site que você está acessando estamos utilizando esse plugin e de cara notamos diversas vantagens.

Vantagens em utilizar o Nitropack para otimizar a performance do site em wordpress

Todos os plugins que listei são excelentes porém o Nitropack se diferencia em alguns aspectos:

  • Simplicidade: você não precisa entender muito sobre otimização, as configurações são praticamente automáticas, tendo que escolher somente o nível de otimização que seu site precisa;
  • Não precisa de plugins complementares: ao usar os plugins que listamos acima normalmente você poderá utilizar até 4 ou 5 plugins para fazer esse serviço e com o Nitropack você pode otimizar seu site com apenas um plugin;
  • Integração fácil com outros sites: você pode conectar através da sua dashboard com outras plataformas como o cloudflare com muita simplicidade;
  • Dashboard intuitiva: se você quer entender o que o plugin está fazendo ou até mesmo entender como andar a performance do seu site você consegue fazer tudo em uma tela.

Todas essas vantagens o colocam à frente de muitas alternativas disponíveis para uso, sua instalação e configuração é extremamente simples e faz com que até mesmo um usuário iniciante consiga realizar as configurações necessárias com muita rapidez.

Vale falar que os resultados de otimização são excepcionais tanto para acesso em desktops quanto mobile. Sendo que só com a utilização desse plugin é possível conseguir o mais alto resultado de performance e avaliação no Google.

Desvantagens de se utilizar o Nitropack

Apesar de ser um plugin muito poderoso ele pode apresentar algumas limitações para alguns tipos de sites.

O plugin é gratuito para pequenos usuários, empresas locais, sites institucionais, clínicas, consultórios e etc, é uma opção excepcional.

No entanto, quando falamos de plataformas com muitos acessos com um portal de notícias ou um e-commerce, podem ter alguns custos. 

Você pode conferir mais no site do plugin, mas vou deixar uma imagem da página de preços que foi atualizada no dia da publicação deste artigo.

Na data que você acessar os valores podem ser diferentes, por isso sempre acesse e confira diretamente no site. No plano gratuito você pode ter até 5000 acessos e 1GB CDN.

Com outros plugins você consegue trabalhar gratuitamente sem essa marca, no entanto com mais trabalho de configuração e tendo que usar mais de um plugin.

Vale avaliar sua necessidade, porém caso você tenha um volume alto de acessos o plano pago pode ser muito vantajoso, pois você se mantém competitivo e o primeiro plano pago é até 50 mil acessos mensais que é um volume grande de tráfego.

Como configurar esse plugin

Agora vamos de fato explicar como otimizar a performance do seu site em wordpress.

A instalação é simples, você pode baixar através da página do NitroPack no site do WordPress.org ou simples baixar diretamente no seu painel privado através da página plugins, clicando em adicionar novo plugin e pesquisando conforme os prints abaixo:

Clique em Adicionar novo:

Pesquise por NitroPack, clique em instalar e ativar:

Assim que ativar na página configurações você terá que conectar com sua conta que terá que criar no site da Nitropack:

Você precisa criar sua conta na Nitropack e logar com o seu e-mail e senha, ou preencher manualmente seu Site ID e Site secret que vão estar disponíveis na sua dashboard no site da NitroPack, porém apenas fazer o login é muito mais fácil e rápido.

As configurações do plugin você pode acessar através do menu configurações no seu painel:

Após conectado você simplesmente irá definir o grau de otimização, que vai de Standard (básico) até Ludicrous (ridiculamente extremo), ou se preferir pode fazer essa configuração manualmente.

Após conectado e definido o grau de otimização você somente precisa clicar em purge cache:

A imagem abaixo foi o resultado do nosso site utilizando somente esse plugin, sem nenhuma adição.

Dentro do seu site você pode acompanhar a performance e também saber quantos acesso e qual o consumo seu site gerou.

Conclusão

Otimizar seu site é uma necessidade, ainda mais se seu objetivo é gerar resultados no Google, aumentando seu acesso e ranqueamento, aogra você já sabe como Otimizar a performance do seu site em wordpress.

Buscar alternativas para performance é essencial e espero que o NitroPack seja um grande diferencial para seu site. Caso precise de ajuda você pode entrar em contato conosco, ou solicitar um orçamento para otimizar seu site conosco.

Gostou desse artigo? Compartilhe ou envie para quem precisa desse conteúdo e deixe um comentário, assim você nos incentiva a produzir mais conteúdos bacanas como esse.

Compartilhe esse conteúdo e nos ajude a impactar positivamente mais pessoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×