Pensar na exposição da marca no período de maior transformação comportamental da história é muito importante.
O comportamento das pessoas vem mudando, no entanto saber como se posicionar para o público faz toda diferença.
Aumentar a exposição da sua marca vai gerar autoridade e pode gerar mais negócios, mas tudo depende do seu posicionamento.
1 O que quer comunicar através da exposição da marca?
Antes de seguir para um posicionamento é necessário saber como você quer ser visto e lembrado. Ter clareza sobre o direcionamento da sua marca trará consistência ao seu discurso.
E ao ter esse direcionamento claro será mais fácil transmitir uma mensagem que transmita sua essência. Definir a essência da sua empresa tem um papel fundamental nos próximos passos.
Entenda de fato qual imagem gostaria de transmitir e que está alinhada com os seus valores:
- Quer ser uma marca popular ou segmentada
- Prefere apenas vender algo ou ser inovador
- Qual a motivação para que seu negócio exista
- Onde quer chegar com o seu negócio
- Qual o sentimento você quer despertar nas pessoas que compram de você
Entendendo como você se posiciona e como quer que os consumidores se sintam com sua marca você se torna muito mais efetiva na sua comunicação.
2 Onde vai comunicar
Escolher o canal adequado é importante, se for vender um plano anual de aulas para personal trainer será mais fácil em uma academia do que em uma churrascaria.
Entenda qual será o contexto quando quiser impactar alguém e ao mesmo tempo como essa pessoa se comunica.
A comunicação é muito mais efetiva quando você tem uma grande parcela do seu público acessando o seu anúncio.
Não vemos um comercial da Ferrari na televisão, pois lá não atinge seu público, mas todos anos vemos seus carros na fórmula 1 ou em Le Mans.
Quando você entender esse quesito vai dedicar mais tempo a mídias de alto impacto e menor tempo a mídias de menor impacto.
Para uma construtora um outdoor do novo empreendimento é muito impactante, agora para um supermercado a comunicação em um app de pedidos, redes sociais ou panfletos vão gerar mais resultados.
3 Defina como fará a exposição da marca
Nesse ponto você já sabe claramente o que quer comunicar e por onde seu público se comunica, então é hora de pensar em expor sua marca.
Nenhum negócio tem orçamento de marketing infinito (nem a Coca-Cola), por isso é necessário saber direcionar muito bem os recursos disponíveis para criação de campanhas.
Sua campanha deve impactar e ao mesmo tempo gerar retorno consistente para que você continue anunciando e investindo.
Ao mesmo tempo, o retorno pode vir por uma combinação de campanhas ao invés de uma campanha específica, por esse motivo diversificar é sempre uma boa opção. Uma pessoa pode precisar de até 7 contatos com sua marca para desenvolver confiança antes de efetuar uma compra.
Se seu negócio é local, por exemplo, você pode criar uma campanha de impulsionamento em redes sociais usando geolocalização e ao mesmo tempo entregar panfletos a região que seu anúncio está sendo exibido.
Algumas perguntas vão ajudar no seu direcionamento na hora de escolher uma mídia:
- Qual o custo da mídia?
- Qual o impacto?
- Esse formato já foi testado anteriormente? Se sim, quais os resultados?
- Quanto tempo terei que dedicar?
- Qual o retorno esperado?
- Quanto tempo a campanha ficará no ar?
- Quais são as métricas que vão medir meu sucesso?
Essas dicas devem ajudar você a direcionar suas campanhas iniciais, mas nada melhor que a experiência para ditar os próximos passos.
Conclusão
A interação e o formato das campanhas podem mudar com o tempo, assim como o posicionamento da sua marca e o retorno obtido em campanhas.
O resultado positivo em uma campanha não quer dizer que vai se repetir para sempre, mas entender o que gerou o resultados dará insights para criar novos formatos e renovar a sua comunicação com seu público-alvo.
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