Um pitch de vendas bem elaborado vai muito além de um roteiro seguido de forma até robotizada, mas sim, uma estratégia de conquista do seu cliente ao apresentar seu produto ou serviço.
A seguir, explicaremos melhor com 3 dicas para criar um pitch de vendas matador.
1. Gere conexão emocional
Importante saber que a conexão emocional do cliente com a marca é um requisito fundamental para a fidelização.
Na prática, isso significa que o consumidor precisa criar um vínculo positivo com o produto ou serviço que a sua empresa oferece.
Oferecendo um atendimento personalizado, faça com que o cliente se sinta valorizado através do seu atendimento.
Gerar conexão emocional também está relacionado a forma com que você fala com o cliente, sendo com a mesma linguagem, ou seja, falando a mesma língua, mostrando afinidades utilizando o mesmo vocabulário do cliente, mas seja sempre fiel a sua marca.
2. Evidencie a dor/problema do seu consumidor
Compartilhar da dor dos seus clientes (e da alegria deles também!) pois sempre haverá clientes insatisfeitos.
A grande pergunta é como fazê-los se sentir melhor e o melhor que seus atendentes podem fazer é sentir tudo junto com eles.
Um cliente está frustrado porque acaba de desperdiçar uma hora tentando mudar uma reserva?
Sinta essa frustração junto com ele e demonstre empatia.
E aquela cliente maravilhada nas redes sociais que amou o novo café que comprou?
Compartilhe da alegria dela, por meio de GIFs, emojis, mensagens de agradecimento… talvez até dê a ela um desconto no próximo pedido.
Ponha a empatia em prática quando for necessário, tenha senso de humor e compartilhe ao máximo a alegria dos clientes.
3. Demonstre como ele pode resolver o problema e o papel do seu produto
Demonstre para seu interlocutor a essência do seu negócio.
Para isso, comece falando do problema, das dores que seu produto ou serviço irá resolver.
Em seguida, procure apresentar a solução de forma rápida e objetiva.
Se ainda tiver um tempo, mescle com as características do produto, mas não detalhadamente.
Procure focar no diferencial do produto.
Não descreva características, aponte apenas seus benefícios.
A todo momento, lembre-se de que o cliente é o ponto central da solução que você vai apresentar e não a sua ideia, produto, serviço ou empresa.
Então, esteja preparado para entender o que ele precisa e oferecer benefícios que o ajudem a resolver os problemas dele.
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